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LGPD: Saiba tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e como ela vai impactar seu negócio

Descubra o que é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), como você deve utilizar e aplicar em suas estratégias de Marketing e Vendas. Vamos lá!

No Brasil, sancionada pelo presidente Michel Temer, em 14 de agosto de 2018, a Lei 13.709/2018 entra em vigor a partir de setembro de 2020. Logo, as empresas e organizações passam a ter um período de 18 meses para se adaptarem.

Você deve estar se perguntando como ela irá impactar seu negócio e vamos responder. Esta Lei irá afetar substancialmente a forma com que as empresas e organizações captam, armazenam e utilizam dados de seus clientes, tanto no meio online quanto offline.

Afinal, o que diz a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)?

A LGPD irá mudar a operação das organizações ao estabelecer regras claras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Ou seja, ela estabelece um padrão mais elevado de proteção e penalidades significativas.

Em suma, dados pessoais significa quaisquer informações relacionadas à alguma pessoa natural identificada ou identificável.

Por outro lado, tratamento de dados é toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem à coleta, classificação, utilização, acesso, reprodução, processar, armazenar, eliminar, controlar informação, entre outros.

As bases legais para o tratamento de dados

As bases legais são hipóteses da LGPD que autorizam o tratamento de dados pessoais. A lei estabelece que para que qualquer pessoa, física ou jurídica, possa realizar qualquer operação com um dado pessoal é necessário possuir uma base legal presente na LGPD que justifique o tratamento desses dados.

A LGPD prevê dez bases legais que tornam lícito o tratamento de dados pessoais. Entretanto, para estratégias de Marketing e Vendas, existem três bases legais que são mais utilizadas, por exemplo:

  • Consentimento
  • Contratos
  • Legítimo Interesse

Vamos destacar os pontos essenciais de cada um deles agora para que você consiga aplicar em sua estratégias de Marketing e Vendas sem dor de cabeça.

Bases legais mais comuns em práticas de Marketing e Vendas

Consentimento

O consentimento é uma declaração clara e inequívoca. Onde a pessoa concorda com o uso dos seus dados para as finalidades propostas pela empresa.

Por exemplo, imagine um cliente que informou os seus dados para a Empresa X e, no formulário, declarou que tem interesse em receber emails promocionais da empresa. Ou seja, ele concordou receber materiais de venda e fornecer suas informações pessoais.

Legítimo interesse

Legítimo interesse é o mais flexível das bases legais da LGPD, mas a sua aplicação não é tão simples. Portanto, esta base legal permite que você utilize dados pessoais dos seus Leads, por exemplo, sem a necessidade de obtenção de consentimento.

Contratos

Imagine este caso, por exemplo, para entender esta base legal da LGPD: Para contratar os serviços da um novo colaborador, a Empresa X, você precisa fornecer de uma série de informações pessoais necessárias para formalizar o contrato (dados do contratante, dados para faturamento, etc.) que farão parte do futuro contrato de emprego do titular dos dados.

Portanto, você pode usar os dados pessoais em dois casos:

  1. Para cumprir uma obrigação prevista em contrato.
  2. Para tratar os dados de validação e início de vigência de um acordo.

Impactos da Lei Geral de Proteção de Dados para sua empresa

A tendência é que as empresas busquem utilizar métodos mais limpos e naturais para alcançar pessoas. Isso não significa que os profissionais de marketing irão buscar cada vez mais estratégias, como:

Inbound Marketing pautado na obtenção e análise de dados e informações. Ou seja, que sua natureza, busca alinhar o conteúdo produzido com os interesses do cliente para, de forma natural e espontânea, atrair e conquistar a permissão de se comunicar com seu potencial cliente.

Portanto, na aplicação desta estratégia o lead consente ativamente apenas com aquilo que desejar, criando um vínculo de confiança para um relacionamento que é interesse de ambas as partes.

E se você ainda não aplica esta estratégias no seu Marketing e Vendas, conte conosco!

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John Doe
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