O mundo está em constante mudança. Da maquina à vapor ao ciberespaço, o ser humano está sempre se reinventando para se adaptar às condições em que vive e conseguir os melhores resultados.
No caso das empresas, não é diferente.
A todo momento, inúmeros negócios estão tomando decisões estratégicas para se diferenciar da concorrência, minimizar custos e maximizar o lucro.
Graças aos avanços tecnológicos, há um oceano de possibilidades para empresários e empreendedores ponderarem ao definirem suas ações corporativas.
Mas utilizar essas novas ferramentas e plataformas é adotar o marketing digital? Ou seria essa a implementação de uma transformação digital?
Se esses termos ainda causam confusão, acalme-se! Preparamos esse artigo para sanar suas dúvidas.
Continue lendo e descubra a diferença entre esses dois termos e por que são tão importantes para o sucesso de qualquer empresa no século XXI!
O que é transformação digital?
Pode-se dizer que transformação digital é o ato de modificar a cultura da empresa de forma a empregar processos, plataformas e recursos tecnológicos à sua rotina de funcionamento.
Note que é mais do que utilizar novos dispositivos ou serviços, mas verdadeiramente transformar o cotidiano para que seu negócio adote o digital como normal e, portanto, saiba explorar seu potencial para atingir os melhores resultados.
Portanto, a transformação digital pode ser implementada em diversas áreas da empresa, como administrativa através de um software de gestão, financeira com um programa de controle, ou de vendas com plataformas que automatizam e/ou facilitam o contato com o prospect.
Qual a importância da transformação digital?
Há diversos benefícios em migrar os processos da sua empresa para o ambiente digital.
Para citar alguns exemplos, modernizar a infraestrutura do seu negócio auxilia no acompanhamento das tarefas e pendências em tempo real, facilita a execução das atividades e possibilita a emissão de relatórios e levantamento de dados, inclusive relacionados à produtividade e rendimento de funcionários.
Em outras palavras, é possível diagnosticar sua empresa e obter informações apuradas, precisas e cruciais para a tomada de decisões estratégicas em diferentes áreas, como departamento pessoal (contratação, promoção e demissão), financeiro (relatórios e reposição de estoque), almoxarifado (inventário em tempo real) e operacional (tarefas, prazos e responsáveis).
E esses são apenas alguns exemplos do que a transformação digital pode facilitar ou fornecer à sua empresa: devido à variedade de softwares para gestão de empresas, as possibilidades são exponenciais!
Além disso, os clientes e consumidores notarão a diferença nas entregas, visto que a qualidade será aprimorada constantemente com base no acompanhamento preciso de métricas e informações.
Esse processo também envolve transformar digitalmente a experiência dos seus clientes ou consumidores. Ou seja, utilizar os recursos digitais para entender, otimizar e dialogar com a Jornada de Compra, estabelecer mais pontos de contato com a persona e, assim, vender mais.
O que é preciso para transformar minha empresa digitalmente?
Entretanto, de nada adianta migrar os processos da sua empresa para as plataformas digitais se esta decisão não for seguida pelos demais colaboradores.
A transformação digital é uma decisão relacionada à cultura empresarial.
Portanto, é fundamental transformar digitalmente a experiência de todos os colaboradores, também.
É preciso adotar o digital como modus operandi do seu negócio, capaz de gerar oportunidades para todo o seu time e possibilitar o crescimento exponencial da empresa como um todo.
Uma dica é informar à equipe que os colaboradores com maior performance terão mais visibilidade, enquanto os carentes de melhoria poderão receber treinamentos mais assertivos com base nos pontos mais necessitados.
E o Marketing Digital?
O marketing digital é a transformação digital na área de marketing.
Essa transformação pode incluir a implementação de recursos avançados de administração, captação e venda, como automatização e acompanhamento de processos (KPIs, por exemplo) e gestão de relacionamento com o consumidor (CRM).
Outro exemplo que podemos citar é o acompanhamento de métricas, possibilitando o cálculo do retorno sobre o investimento das ações de marketing, e o Inbound Marketing, estratégias de produção de conteúdo focadas na atração de visitantes e consumidores.
Como adotar a transformação digital e o marketing digital na minha empresa?
Se a implementação de ambos estes processos traz confusão ou incerteza para você e você não sabe por onde começar, considere agendar uma reunião conosco: a Torque Digital é uma agência de marketing digital especializada em Vendas e Inbound Marketing.
Entre em contato conosco e descubra como a Torque pode transformar digitalmente sua empresa e impulsionar suas vendas online!