termos de vendas

Glossário comercial: termos de vendas que você precisa conhecer

Saiba os principais termos de vendas e evite confusões com nosso glossário comercial.

Com a evolução das técnicas e tecnologias de vendas, é normal que novas palavras passem a fazer parte do nosso dia a dia.

Por isso, preparamos um glossário com os principais termos de vendas que podem causar confusão, explicando seus significados e aplicações mais comuns.

Aproveite!

Principais termos de vendas

Benchmarking

Todo segmento tem empresas que são referência em algum quesito, como vendas, marketing, processos ou gestão. Entretanto, essas empresas se denominam de benchmarks, e o ato de utilizá-las como parâmetro de comparação de um ou mais indicadores na sua empresa é o que chamamos de benchmarking.

Logo, o benchmarking é uma das formas mais inteligentes de tentar solucionar problemas na sua empresa. Afinal, outras companhias podem te ajudar a cortar caminho para vencer os desafios que enfrenta hoje!

Budget

A palavra budget significa orçamento em inglês. Utiliza-se este termo no vocabulário de empresas de tecnologia, assim como uma série de termos estrangeiros. Por hábito, a palavra em inglês acabou se popularizando e superando a versão em português.

B2B – Business to Business

A sigla B2B se refere a negócios que vendem de empresas para empresas, ou seja, tem pessoas jurídicas como clientes.

B2C – Business to Customer

Já a sigla B2C identifica empresas que vendem diretamente para os consumidores finais, pessoas físicas.

Além, existem algumas outras variações do termo, menos utilizadas:

  • B2B2C: empresas que vendem seus produtos para outras empresas, que então revendem aos consumidores. É o caso de indústrias e marketplaces, por exemplo;
  • B2G: significa Business to Government, contemplando empresas que fazem negócios com órgãos ligados ao governo.

Churn

O churn é uma das métricas mais importantes para operações de Software as a Service (SaaS) e outras vendas em assinatura. Portanto, o indicador avalia o quanto uma empresa perdeu em clientes ou em receitas devido a cancelamentos.

Conversão

Consideramos como conversão toda vez em que um Lead cumpre uma ação proposta por você ao longo do funil. Ou seja, pode ser uma conversão de Marketing, como de visitante para Lead, ou de Vendas, de Lead para cliente.

É muito importante mensurar todas as taxas de conversão do seu funil de Marketing e Vendas. Assim, será possível identificar quais etapas precisam de mais atenção, para potencializar a passagem de cada vez mais Leads até o fundo do funil.

CTA – Call-to-action

Um CTA é um comando, uma chamada para que o Lead realize uma ação. Pode ser um botão de download, um link em e-mail, um ícone, uma imagem… Enfim, qualquer forma que represente que uma ação precisa ser executada naquele momento.

CRM – Customer Relationship Management

Quando falamos em CRM, podemos falar sobre as práticas de relacionamento com o cliente ou sobre uma ferramenta de vendas. Em outro post, comentamos como CRM também pode ser uma cultura.

Em resumo, CRM diz respeito à toda ação exercida para manter um bom relacionamento com clientes até o momento da venda e, em alguns casos, até depois dele!

Customer Success – Sucesso do Cliente (CS)

Outro termo que ficou bastante conhecido recentemente é o Customer Success, uma estratégia de retenção de clientes que se baseia no atendimento dedicado, consultivo e periódico. Portanto, leia mais sobre Customer Success neste post!

Customer Experience – Experiência do Cliente (CX)

O consumidor moderno não consome apenas produtos, ou seja, ele também compra experiências. Seja em lojas físicas ou virtuais, os clientes buscam ser bem recebidos, acolhidos, ter suas dúvidas respondidas e seus problemas solucionados.

Além disso, há uma expectativa de ser surpreendido, de aprender o que não sabia e de descobrir novas possibilidades. Assim, um cliente se torna fidelizado não só pelo produto ou serviço, mas por todo o processo de compra.

Portanto, alguns profissionais atualmente se dedicam ao estudo da Customer Experience, a experiência do cliente em contato com um serviço ou produto, buscando solucionar problemas e proporcionar experiências positivas.

Join our Newsletter

Join a thousand professionals and become a better social media marketer. Get social media resources and tips in your inbox.

John Doe
John Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor