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Tendências de Vendas: 5 novidades comerciais para 2021

As tendências de vendas para 2021 estão ligadas a transformação digital que este ano de 2020 nos proporcionou.

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe a necessidade de isolamento social. Portanto, as empresas se adaptaram para continuar suas atividades.

Na área comercial, por exemplo, as vendas remotas se tornaram regra mesmo entre negócios que nunca tinham adotado o modelo.

Em suma, houve uma Transformação Digital em Vendas. Portanto, vamos analisar o que muda com um processo digital e como a tecnologia pode te ajudar a virar o jogo e potencializar seus resultados. 

Afinal, está curioso para saber quais mudanças de vendas serão tendências para 2021? Continue lendo nosso post!

A Transformação Digital no processo de vendas

Hoje em dia, é difícil encontrar uma empresa cujo processo de vendas não tenha etapas digitais, planejadas ou não.

Pois, a maior parte das compras começa ou passa por plataformas digitais em algum momento, seja por meio de anúncios, pesquisas ou conteúdo produzido por empresas em redes sociais, por exemplo.

Dessa forma, na área de vendas, a Transformação Digital vai interferir desde o modelo de aquisição de novos clientes até a assinatura de contratos e gestão de resultados, passando por todo o processo de abordagem e negociação com cada novo Lead.

Portanto, isso quer dizer que:

  • Reuniões ou visitas presenciais passam a ser por chamada de vídeo;
  • O envio de contratos por correio ou outro método de entrega;
  • Assinatura de documentos pode ser substituído por uma solução de assinatura e armazenamento eletrônico;
  • Os celulares corporativos podem ser substituídos por um telefone virtual;
  • O envio de emails automatizado e o contato por aplicativos de mensagens;
  • O seu cliente pode fazer os pagamentos todos online;
  • Todas as rotinas e performance de vendedores podem ser feitas por um CRM, que gera relatórios automáticos e atualizados em tempo real.

Além disso, o processo de Transformação Digital em vendas também trata de uma mudança cultural e de processos, que pode ser a etapa mais difícil.

Entretanto, agora confira as 5 novidades da área de vendas para 2021.

5 tendências de vendas para 2021

1. Vendas à distância

A pandemia acelerou a adoção do trabalho remoto, mesmo nas empresas mais resistentes.

De acordo com o estudo Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada – feito em conjunto pela Resultados Digitais, Endeavor Brasil e Pequenas Empresas Grandes Negócios — 76,4% das empresas adotaram o trabalho remoto ou a flexibilidade de horários no período de pandemia.

Portanto, no próximo ano, vender à distância deve ser uma tendência que se mantém.

Por isso, fique atento para adaptar e redesenhar o processo comercial da sua empresa, para que os vendedores, também, adaptem seus discursos de vendas.

Neste momento, gerar ainda mais valor e encantamento se torna essencial, por exemplo. Dessa forma, saber ouvir o que o outro lado está falando é uma dica curinga.

2. Omnichannel e multichannel

O período de distanciamento social forçou muitos consumidores a consumir online. Uma pesquisa mostrou que as vendas em ecommerces, por exemplo, cresceram mais de 110% em junho de 2020, em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Portanto, oferecer uma experiência omnichannel (que integra diversos canais) ou multichannel (que oferece diversos canais para o cliente escolher em qual quer comprar) é cada vez mais necessário.

Isso porque, no meio digital, os consumidores podem entrar no funil de vendas em diferentes estágios. Além de estarem rodeados por diversos canais.

Para isso, é importante que sua empresa ofereça o conteúdo certo para cada estágio do funil. Dessa forma, seu potencial cliente sentirá segurança que você tem autoridade.

3. Interações humanas

Combinar interações humanas e digitais é outra tendência para o próximo ano. Mesmo que agora as vendas sejam cada vez mais digitais, a interação pessoal continua sendo uma parte essencial do processo comercial

É essa interação com o consultor de vendas que permite construir um relacionamento, desenvolver confiança e identificar novas oportunidades.

Ligar o vídeo durante a venda, por exemplo, é um bom modo de mostrar que tem uma pessoa de verdade do outro lado da linha. Também permite observar expressões faciais e corporais, para adequar o discurso de venda.

4. Social selling

O social selling não é uma novidade, mas ganha mais relevância nesse contexto de pandemia e pós-pandemia.

Como o nome sugere, o social selling, ou venda social, consiste em construir relacionamentos e vender mais usando as redes sociais.

Com a pandemia, essas redes se tornaram ferramentas de prospecção e abordagem ainda mais valiosas, já que essas ações migraram para o digital.

Para acertar no social selling, o vendedor deve evitar ser só mais uma mensagem no inbox dos contatos. É importante construir uma reputação nas redes sociais, sendo ativo e postando conteúdos relevantes.

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John Doe
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