técnicas de vendas

Técnicas de vendas para vender mais

Ter técnicas de vendas ou a metodologia certas, no momento certo, pode ser decisivo entre fechar ou não uma venda.

No entanto, encontrar aquela que mais se adequa ao seu público-alvo pode ser difícil. Afinal, são muitas técnicas e metodologias disponíveis para escolher.

Por isso, neste artigo trouxemos as técnicas que são focadas em convencer e encantar os clientes, criando relacionamento duradouro e fidelização.

Vamos lá? 😉

5 técnicas de vendas para você convencer, encantar e fidelizar seus clientes.

1. Conheça bem o seu público e o seu produto

Pode parecer básico, mas é importante lembrar o time comercial sobre a necessidade de conhecer bem o público — e o possível cliente — com o qual está em contato.

Por isso, estimule os vendedores a estudarem o público-alvo e as personas da empresa. E, se houver informações sobre a pessoa com quem vai entrar em contato, peça que as leia também.

No caso de empresas em que o time de marketing nutre os contatos antes de passá-los para vendas, é possível obter informações valiosas para personalizar o seu contato com o cliente.

O mesmo vale para o produto ou o serviço que o vendedor vai oferecer. Afinal, é bem mais fácil falar daquilo que se conhece, não é?

Por isso, o vendedor precisa ter na ponta da língua as características, funcionalidades e benefícios da oferta, para tirar todas as dúvidas do cliente.

Com o vendedor bem familiarizado com a solução, ele consegue exaltar benefícios, tirar dúvidas e falar com propriedade, posicionando-se como referência no assunto.

2. Queira ajudar

Mais do que a pressa por vender, o vendedor deve ter verdadeiro interesse em ajudar, ou seja, demonstrar real atitude em solucionar o problema do cliente.

Informações sobre o produto ou serviço podem ser encontradas facilmente com uma pesquisa rápida na internet. Portanto, nesse contexto, o profissional de vendas funciona mais como um consultor, que dá dicas e auxilia o cliente em potencial.

Muitas vezes, aliás, o contato não tem clareza sobre o problema que enfrenta. Cabe ao vendedor ajudar a identificá-lo para, só depois, apresentar a solução.

3. Desenvolva uma relação de confiança com o cliente

É mais fácil que o seu potencial cliente compre do vendedor se entre eles houver uma relação de confiança, concorda?

Por isso, além de buscar ajudá-lo, procure agir sempre com ética. Não faça promessas que não vai poder cumprir, nem minta sobre funcionalidades ou benefícios.

Mostre aos potenciais clientes que realmente se importa com eles, com seus objetivos e necessidades. Honestidade em primeiro lugar!

Mas, mesmo que você seja honesto e demonstre que se importa, algo ainda pode minar sua credibilidade: deixar o potencial cliente sem resposta ou esquecer de um compromisso.

Por isso que outro pré-requisito para ganhar a confiança dos contatos é ser organizado e pontual. Muitas vezes uma venda não vai ser fechada no primeiro contato, e fazer follow-up deve ser algo comum no dia a dia dos vendedores.

Por isso, o melhor é usar uma ferramenta de CRM, por exemplo, para guardar as informações de todos os contatos, como emails enviados, ligações feitas e agenda com os próximos compromissos.

4. Não subestime o cliente

Como falamos acima, o consumidor atual já chega para conversar com o vendedor estando muito mais bem informado.

Ou seja, quando se interessa por um produto ou serviço, é comum que pesquise no Google e nas redes sociais, olhando as avaliações. Por isso, não o subestime pensando que pode enganá-lo ou fazer qualquer oferta.

Caso contrário, as chances de perder as vendas e, ainda por cima, de ganhar um detrator da sua marca são grandes.

5. Saiba identificar objeções

Durante a venda, procure identificar as principais objeções do comprador para quebrá-las.

Se o contato tem objeções como preço, condições de pagamento, dentre outras, o vendedor pode tentar contorná-las.

Por isso é importante também alinhar com o time comercial, explicando até onde os vendedores podem ir em termos de descontos e flexibilização da forma de pagamento.

Mas não confunda objeção com rejeição: se o possível cliente disse que não tem interesse e que não vai mudar de ideia, o melhor é não desperdiçar tempo e energia com ele.

São muitas técnicas de vendas que podem fazer seu time comercial ter altos resultados. Por isso, escolha aquelas que podem ser úteis para treinar sua equipe!

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John Doe
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