Muito se fala de Marketing Digital e suas estratégias, como podem revolucionar as vendas e resultados de uma empresa e como são fundamentais para o sucesso de todas as ações online da marca.
Mas qual é o momento certo de investir em estratégias digitais? Existe a hora ideal ou algo deve ser preparado com antecedência, como perfis ou equipes dedicadas?
Preparamos este artigo para esclarecer esses pontos e te ajudar a decidir se está na hora de migrar suas estratégias para o digital. Continue lendo!
O que é Marketing Digital?
Antes de mais nada, vamos revisar o básico: o que é Marketing Digital? De modo geral, é a adoção de qualquer estratégias de captação e retenção de visitantes online para transformá-los, eventualmente, em clientes.
Enquanto o marketing tradicional se concentra em promover produtos e serviços na esperança de vendê-los, o Marketing Digital se diferencia por evidenciar o relacionamento com o lead (visitante), conquistando sua compra através da confiança, qualidade e autoridade.
As estratégias de Marketing Digital também visam afetar segmentações específicas de leads, opondo-se à visão generalista do marketing tradicional, cujas ações em massa eram voltadas ao público em geral, e não grupos ideais para seu produto em serviço.
Por que investir em marketing digital?
Há vários motivos para começar a investir em Marketing Digital o quanto antes. Podemos citar alguns:
- As estratégias de Marketing Digital têm alto Retorno sobre Investimento (ROI);
- É mais econômico do que o marketing tradicional (jornal, rádio, TV, revistas, panfletos, etc);
- 70% da jornada de compra do cliente é percorrida antes mesmo que ele tenha contato com a empresa;
- O mesmo valor investido no offline pode trazer resultados maiores e mais mensuráveis se investido nas estratégias online;
- É possível segmentar sua audiência, ou seja, focar em grupos específicos de leads que podem gerar mais resultados com menos recursos.
Quando começar a investir em marketing digital?
Seja para empresas iniciantes ou já consolidadas, a reestruturação digital de processos (e vendas!) pode ser adotada a qualquer momento.
Devido ao dinamismo característico dos recursos digitais, estratégias de marketing digitais também podem ser realizadas com praticamente qualquer valor inicial.
Entretanto, para maximizar os resultados obtidos com o investimento em Marketing Digital, mais do que altos investimentos, é fundamental ter uma equipe altamente capacitada. Isso porque o Marketing Digital é multifacetado e suas estratégias são multiplataforma.
A sua empresa deve ter profissionais com proficiência em:
- Elaboração do branding (identidade visual) da marca;
- Redação de artigos para blog otimizados para mecanismos de busca (SEO);
- Redação de e-mail marketing para conversões e relacionamento;
- Elaboração de estratégias digitais focadas em captação e retenção;
- Gerenciamento de fluxos de automação (automação de marketing), para nutrir o relacionamento com leads de forma automática;
- Gravação e edição de vídeo marketing para agregar às estratégias e fortalecer a presença digital;
- Gerenciamento das mídias sociais, equilibrando publicações institucionais, comerciais, promocionais e de relacionamento;
- Geração de relatórios periódicos com métricas, entregas e introspecções;
- Dentre outras funções.
Caso tenha dúvidas quanto à quantidade mínima de profissionais que sua empresa precisa para tratar suas ações digitais, também é possível contratar uma agência de marketing digital.
Uma agência de marketing digital já conta com profissionais dedicados e capacitados em cada área, refletindo assim uma economia em materiais, espaço e recursos.
Em média, uma agência de marketing digital entrega mais pelo mesmo valor de um a dois profissionais de marketing.
O que a Torque Digital pode fazer pelo seu negócio
Localizada em Belém do Pará, a Agência Torque Digital é especializada em Marketing Digital, Inbound Marketing e vendas.
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