leads

6 Dicas para o primeiro contato com o Lead

O primeiro contato com o Lead pode trazer apreensão para o consultor de vendas, por isso é normal que tenha uma certa dificuldade para falar com esse cliente em potencial.

Por isso, separamos aqui algumas dicas para você ter o primeiro contato com o Lead e deixar ele encantado. Confira abaixo:

1. Ofereça informações relevantes no primeiro contato com o Lead

No primeiro contato com o Lead é importante que você tenha pelo menos 10 minutos de conversa. Pois, assim você irá entender o que essa pessoa está vivendo, portanto deve oferecer dados relevantes para ela.

Em suma, dados de uma pesquisa do mercado é uma boa prática, um erro que ela esteja cometendo, uma oportunidade de melhoria fácil, uma informação sobre o principal concorrente e até mesmo uma sugestão de fornecedor.

Entretanto, na prática, qualquer informação que seja relevante para a vida e para o negócio do Lead. Logo, percebe-se que para ter o primeiro contato com o Lead é essencial realizar uma pesquisa antes.

2. Evite a autopromoção

O primeiro contato com o Lead deve ser um momento para ouvir e colher informações do mesmo e não para exaltar seu produto ou serviço.

Por isso, nesse momento, evite todas as formas possíveis de autopromoção, que vão repelir o Lead de forma fácil.

No começo da relação comercial, certamente ele ainda não quer saber muitos detalhes sobre o seu serviço. Portanto, é preciso focar em entender as reais necessidades do Leads para o levar até a próxima etapa da jornada de compra.

3. Tenha uma proposta de valor clara no primeiro contato com o Lead

Essa dica não vale apenas para o primeiro contato, é importante que em todos os pontos de contato você use uma mensagem alinhada, de acordo com as necessidades dele e do que seu produto ou serviço pode oferecer.

Portanto, sua mensagem precisa passar uma proposta de valor clara, em poucas palavras, que faça referência a uma métrica de negócio que certamente irá prender sua atenção.

4. Encontre a prioridade em eventos-chave

Encontrar os eventos-chave é fundamental para que você crie uma proposta de valor ideal para seu cliente em potencial.

Portanto, esteja atento para eventos-chave, por exemplo: resultados de negócio abaixo do esperado, mudança de dono na empresa ou uma iniciativa estratégica nova, novos produtos, investimentos, novas relações e afiliações, novas tecnologias, mudanças nas leis vigentes ou no cenário competitivo da indústria.

5. Crie mensagens simples

Durante o primeiro contato com o Lead, é importante estabelecer credibilidade, gerar curiosidade e sugerir um próximo passo que seja fácil. Portanto, sua mensagem deve ser simples, porém objetiva.

Por exemplo, para que se estabeleça uma relação de confiança, você pode mencionar a indicação de algum conhecido em comum, um evento-chave ou descobertas da sua pesquisa anterior.

Já para gerar curiosidade, mencione uma proposta de valor clara, compartilhe uma ideia nova ou informações importantes do segmento. 

Por fim, próximos passos fáceis com mensagem simples, podem ser, por exemplo: “conversar por Skype amanhã às 10h” ou “vou te ligar no final da tarde de quarta”.

6. Torne-se inestimável

Última dica e não menos importante Seja o centro de recursos e esteja sempre com a sua imagem digital atualizada. Se sua empresa já tem um blog com postagens frequentes e alguns materiais educativos ensinando seu mercado e já é vista como referência, você tem meio caminho andado para ter seu valor percebido. 

Boa sorte e conte conosco para ajudarmos você a atingir os objetivos do seu negócio!

Join our Newsletter

Join a thousand professionals and become a better social media marketer. Get social media resources and tips in your inbox.

John Doe
John Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor