Público-Alvo, Persona e Ideal Customer Profile: Qual a diferença?

Saiba a diferença entre Público-Alvo, ICP e Persona.

Público-Alvo, Persona e Ideal Customer Profile: Qual a diferença?
Conheça seus clientes e revolucione suas vendas!

Público-Alvo, Persona e Ideal Customer Profile: Qual a diferença?

Se você confia nas ferramentas de Marketing Digital para impulsionar o seu negócio, então você sabe que é preciso se basear em estratégias de captação de clientes por meio da produção de conteúdos, construção de uma Jornada de Compra, estabelecimento de Funil de Vendas, entre outros recursos.

Mas para que essas estratégias sejam eficientes, é importante que o seu público-alvo seja bem definido.

Entender quem são os seus clientes, quais as suas necessidades e quais são seus gostos é fundamental para saber quais ações serão necessárias para manter o interesse dele na sua empresa e assim conseguir fechar negócio.

Por essa razão, você precisa saber o que é o público-alvo, o que é uma persona e qual seria seu Perfil de Consumidor Ideal ou Ideal Customer Profile (ICP).

 

Público-Alvo: O que é?

De uma maneira geral, o público-alvo é uma segmentação de pessoas ou grupos aos quais as ações estratégicas da sua empresa serão direcionadas.

Essas pessoas precisam estar alinhadas com os interesses da sua empresa. Ou seja, o seu objetivo é identificar quem aparenta ter mais potencial de fechar vendas e gerar lucros para o seu negócio.

É importante que essas pessoas possuam características em comum para que o seu processo seja mais otimizado e para que você saiba quais ações darão mais retorno para o mesmo grupo de potenciais clientes.

Quanto mais informações você souber sobre seu público-alvo, mais eficientes serão as suas estratégias.

Por essa razão, é importante que você tenha uma análise comportamental e demográfica que indique as características em comum desse grupo. Você pode considerar informações como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Formação educacional;
  • Poder aquisitivo;
  • Classe social;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo.

Anote essas informações e matenha-as em mente quando elaborar ou executar estratégias de Marketing Digital.

 

O que é o cliente ideal ou Ideal Customer Profile (ICP)?

Esse conceito diz respeito às informações sobre o perfil do seu cliente ideal.

Para formular o seu ICP, leve em consideração qual tipo de empresa ou pessoa seria interessante para fechar negócio com você e qual perfil de consumidor se encaixa no perfil da sua empresa e dos seus produtos ou serviços.

É interessante que você saiba a frequência com que esse consumidor realiza compras, o quanto conhece o seu produto, entre outras questões que ajudem você a traçar parâmetros de quem você gostaria de alcançar.

Se você conseguiu entendeu os termos anteriores, então é hora de determinar a persona ou buyer persona da sua empresa.

 

Persona ou buyer persona

Além de definir o seu público-alvo, você também precisa estruturar a sua persona.

Podemos caracterizar a persona ou buyer persona como um personagem fictício que se refere ao tipo de cliente que a sua empresa está procurando.

Portanto, para construir esse personagem, você precisa atribuir a ele características de pessoas reais como nome, idade, personalidade e outras qualidades e comportamentos que sejam informações mais detalhadas sobre o perfil do seu cliente ideal.

É importante ressaltar que a persona diz respeito ao seu grupo de potenciais clientes, não a apenas um cliente.

Claro que criar um perfil que envolva todo o seu público-alvo não é tão simples, e às vezes pode parecer impossível, mas você pode criar mais de uma persona para o seu negócio.

O objetivo principal é agrupar os potenciais clientes que possuem características semelhantes e para os quais suas ações estratégicas sejam mais relevantes. Assim há mais chances de eles se identificarem com os seus conteúdos apresentados no seu blog, site, redes sociais ou ações de marketing outbound em geral.

Para ajudar na construção da sua persona, você pode utilizar (ou criar) informações como:

  • Nome e sobrenome;
  • Idade;
  • Cargo;
  • Hábitos;
  • Frustrações;
  • Desafios;
  • Crenças;
  • Hobbies;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Quais mídias preferem;
  • Quem os influencia;
  • Quais tecnologias usa;
  • Onde busca informação;
  • Critérios de decisão na hora da compra;
  • Em que momento da jornada de compra em que se encontra;

A aplicação dessas ferramentas te ajudarão a entender qual a melhor maneira para abordar os clientes.

 

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John Doe
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