MIDIA PAGA

Mídia Paga: Entenda por que investir em compra de mídia

O plano de mídia paga é a análise dos canais onde são alocados os investimentos de mídia paga. Dessa forma, através do plano de mídia é possível distribuir os custos e metas para cada frente, controlar o orçamento, além de explorar o desempenho e escalabilidade de cada plataforma, entendo qual faz mais sentido para o negócio.

A mídia paga tem se tornado cada vez mais frequente nas estratégias de Inbound Marketing das empresas. Porque os posts orgânicos têm baixo alcance, o que exige uma ação paga para alcançar o público pretendido.

Por isso, a compra de mídia pode ter um impacto significativo na aceleração dos resultados. Quando realizada de forma adequada, considerando a persona e o estágio do funil de vendas.

Se a mídia paga ainda é novidade para você ou quer entender melhor como usar os diferentes canais disponíveis na estratégia da sua empresa, continue a leitura do post!

Principais motivos para investir em mídia paga

1. Gerar mais tráfego para seu site ou blog

O Inbound Marketing adota estratégias que visam atrair e converter clientes de maneira voluntária. Para isso, conteúdos e ofertas são produzidos visando atingir pessoas em toda a jornada de compra

Para quem está iniciando ou ainda não tem um bom tráfego, esse processo pode não ser tão rápido, pois depende de fatores como posicionamento orgânico e capacidade de produção de conteúdo.

Portanto, você pode atrair mais pessoas ao seu site ou blog e torná-lo conhecido em curto prazo com a mídia paga. 

Vale ressaltar que cada anúncio feito possui um link que direciona para uma página, que pode ser do seu site, um artigo no seu blog ou uma Landing Page que criou para disponibilizar um conteúdo rico e gerar Leads.

2. Alcançar resultados mais rápidos com mídia paga

Com a mídia paga os resultados são mais previsíveis e rápidos. Na elaboração de uma campanha paga, você já consegue ter uma estimativa dos resultados. Portanto, a partir da liberação do anúncio, em pouco tempo consegue gerar os primeiros resultados.

É muito comum os clientes optarem pelo investimento em mídia paga, como o Facebook Ads, para gerar mais tráfego nas Landing Pages publicadas e gerar Leads.

Dessa forma, com um baixo investimento e campanhas segmentadas que direcionam tráfego, é possível gerar os primeiros Leads rapidamente.

3. Identificar e segmentar seu público

Um dos erros mais comuns é investir em mídia paga sem conhecer bem o público que pretende alcançar. Portanto, se você não conhece seu público ou tem dúvidas, sugerimos que faça inicialmente uma campanha de mídia paga como experimento.

Assim, você poderá validar e entender características (faixa etária, gênero, localidades) e interesses (produto A ou B) com base nas pessoas mais interagem com sua oferta.

A mídia paga precisa ser direcionada, mesmo que você não tenha uma persona criada (o que é recomendado). É importante conhecer pelo menos suas características e dores.

Cada mídia paga tem uma característica de segmentação. Por exemplo: Google Ads pelo uso de palavras-chave, Facebook Ads pela seleção de interesses e o Linkedin Ads por cargos, empresas ou segmentos.

4. Flexibilidade de investimento

Uma pergunta frequente de quem está iniciando é: quanto devo investir? A resposta pode variar bastante, pois cada negócio tem sua particularidade e depende dos objetivos que se quer alcançar.

A mídia paga permite que você realize testes sem ter que investir alto num primeiro momento. Avalie como o público irá responder e qual será o custo por aquisição (seja Lead ou cliente).

Se fizer sentido, otimize e aumente aos poucos o investimento. Não deixe de analisar se está alcançando o ROI (retorno sobre o investimento) esperado.

5. Fácil mensuração de resultados

Uma das grandes vantagens da mídia paga é a fácil mensuração de resultados. Porque é possível acompanhar em tempo real o desempenho das campanhas nos mínimos detalhes. 

Você poderá entender melhor o comportamento de seu público, principalmente suas preferências para determinados tipos de conteúdo.

Para cada campanha patrocinada é possível avaliar indicadores como aumento de tráfego, geração de Leads, envolvimento com as publicações e vendas geradas.

5 dicas para quem quer começar a fazer compra de mídia paga

1. Comece investindo pouco

Mesmo que você se empolgue, não inicie uma estratégia de mídia paga com uma grande quantia de dinheiro.

Primeiro, é importante validar o canal, o formato do anúncio, a oferta e a Landing Page para depois aumentar o investimento conforme você tiver mais segurança.

2. Não esqueça dos pixels

Essa é uma dica válida mesmo que você ainda não tenha decidido investir em mídia paga. Se tiver um site, é interessante instalar pixels nele, principalmente os do Facebook e do Google.

Essa ferramenta permite saber quem visitou seu site e, quando você começar sua estratégia de mídia paga, já vai ter informações sobre o seu público.

Também é possível utilizar os dados desses visitantes para fazer uma campanha de retargeting, por exemplo.

3. Separe as campanhas de mídia paga por objetivo

Tendo um objetivo por campanha, você saberá dizer se o seu investimento está dando resultado ou não de forma mais clara.

Não se pode misturar uma campanha voltada para a geração de visitas com uma para geração de Leads, por exemplo.

É preciso, portanto, mirar em um objetivo e focar nele. Com isso, a mensuração de resultados também é mais fácil.

4. Aproveite seu tráfego

Se você já possui tráfego em seu site ou blog, essa estratégia é interessante, pois permite fazer campanhas direcionadas para esse público que já entrou em sua página.

Como o blog você pode aproveitar promovendo ofertas relacionadas aos assuntos dos posts, oferecendo materiais ricos, por exemplo.

5. Segmente bem o seu público

Mais importante do que saber quem deseja impactar, é saber quem você não quer que receba as suas campanhas. Dessa forma, você diminui ao máximo o seu desperdício de investimento em mídia paga.

Você já teve receio de investir em mídia paga? Ou, então, gastou dinheiro com o canal e não obteve retorno?

Entre em contato com a Agência Torque DigitalTe ajudamos a estruturar seu marketing comercial e aumentar suas oportunidades.

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John Doe
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