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Marketing e Vendas: Quais os benefícios dos dois trabalharem juntos

O Marketing e Vendas agora são parceiros de uma maratona. Desde sempre o primeiro teve uma função de suporte ao segundo. Hoje, em um novo contexto, devem caminhar juntos.

Portanto, os dois departamentos são responsáveis por trazer receita para dentro da empresa. Por isso, devem estar sempre alinhados.

As funções de Marketing são atrair e nutrir Leads com potencial de compra até determinado ponto de maturidade. Em seguida, a área deve entregá-los para Vendas com boas condições de fechamento.

Por isso, vamos abordar neste post quais os benefícios e o que fazer para alinhar o Marketing e Vendas da sua empresa.

Os benefícios de alinhar Marketing e Vendas

1. Metas alinhadas e caminhando juntos

Tanto um como o outro devem responder por metas que conversem entre si, gerando previsibilidade de crescimento para a organização.

Por exemplo, se a empresa deseja crescer 20% em um ano e para isso necessita fechar 30 vendas ao mês, o marketing deve pensar o quanto de oportunidades de negócio precisa entregar para a área comercial.

2. Maior possibilidade de mensurar o impacto das suas ações

Quando ocorre a conexão entre os dois times, fica mais fácil analisar as taxas de conversão de todo o funil de vendas e entender onde estão as falhas e as maiores oportunidades.

Dessa forma, se marketing direciona seus esforços para uma determinada campanha, consegue entender exatamente como impactou nos números de vendas.

Portanto, para facilitar ainda mais esse processo, tenha um software de automação de marketing, como o RD Station Marketing, conectado a um CRM, como o RD Station CRM.

Assim, é possível mensurar toda a estratégia e entender quais os impactos que o time de marketing gera em vendas.

3. ROI mais claro

Ao mensurar o impacto das ações, a empresa também consegue perceber mais claramente qual é o retorno sobre o investimento (ROI) de cada uma delas.

O que fazer para alinhar Marketing e Vendas na prática?

Os times de Marketing e Vendas podem até saber que precisam trabalhar juntos, mas só isso não basta. 

Portanto, para que o alinhamento realmente funcione no dia a dia, os acordos devem estar claros.

Sendo assim, como fazer isso?

1. Crie um SLA entre Marketing e Vendas

A dica mais básica para alinhar as equipes de Marketing e Vendas é criar um SLA (Service Level Agreement). 

O SLA é como um contrato em que são definidas as responsabilidades e expectativas de cada time. É importante que nele esteja, por exemplo, a quantidade e qualidade dos Leads passados de Marketing para Vendas e os passos dos vendedores no follow-up daqueles Leads.

Além disso, devem ser inclusas as metas a serem cumpridas por cada uma das equipes, definindo quando um Lead deve ser passado para o outro lado.

O importante é que tudo estará documentado, sendo facilmente acessado por todos na empresa. Isso diminuirá conflitos, já que todos entenderão seus objetivos com clareza.

2. Troque informações constantemente

Durante todo o processo de passagem de Leads de Marketing para Vendas, é importante que os dois times compartilhem informações entre si. 

Esses feedbacks são essenciais para que os Leads repassados sejam mais satisfatórios no futuro.

3. Faça reuniões periódicas

Com as informações sendo compartilhadas, as áreas devem realizar reuniões com uma periodicidade definida.

Nelas, as equipes podem discutir os resultados recentes e os próximos desafios.

4. Facilite o alinhamento usando as ferramentas certas

Outra coisa que facilita muito o alinhamento entre as áreas é integrar ferramentas de Marketing e Vendas. Dessa forma, os processos ficam mais claros e os dados ficam visíveis para todos os membros dos times.

A plataforma RD Station, da Resultados Digitais, tem dois softwares que funcionam de forma totalmente integrada: o RD Station Marketing e o RD Station CRM.

O CRM, aliás, tem uma versão totalmente gratuita. Se o seu time de Vendas ainda usa planilhas e tem informações perdidas por todos os lados, o RD Station CRM vai te ajudar a resolver esse e muitos outros problemas.

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John Doe
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