
Marketing Digital ainda é um termo novo para vários paraenses. Diferente da região sul e sudeste, conceitos e estratégias de vendas na internet não são amplamente conhecidos aqui.
Belém do Pará, como capital do estado e “metrópole da Amazônia”, se aproxima dos processos de marketing adotados pelas regiões mais ao sul do país.
Algumas empresas belenenses já começaram a implementar estratégias de marketing digital em seus sistemas internos.
Mas afinal, marketing digital em Belém é possível, rentável e compensa? Vamos avaliar essas questões nesta publicação.
O que é Marketing Digital
A palavra marketing vem do inglês market, que significa “mercado”. Segundo a Associação Americana de Marketing (AMA em inglês), marketing é “a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.
“Fazer marketing”, portanto, vai muito além de vender um produto ou serviço. A atividade está relacionada a outras ações dentro do mercado, como planejamento, pesquisa e posicionamento.
Algumas campanhas de marketing podem não visar o lucro imediato, como as de imagem institucional e de relacionamento com o cliente.
Essas estratégias têm como objetivo fortalecer a autoridade da marca, facilitando o trânsito do cliente pelo funil de vendas. Em outras palavras, ainda são investimentos em vendas, porém a longo prazo.
O marketing digital é, portanto, a elaboração e execução de estratégias e ações de marketing no cenário virtual, conquistando assim mais resultados para a marca do que empresas que negligenciam essas atividades.
Estratégias de marketing digital
Há vários recursos de marketing digital adotados por grandes empresas, figuras públicas e até políticos. Podemos citar alguns:
Persona
É um personagem fictício criado para representar o cliente ideal de uma marca.
Jornada de Compra
São etapas que todas as pessoas passam antes de decidir realizar alguma compra. Deve ser considerada, em parceria com a Persona, na adoção de outras estratégias.
SEO
Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) é, a grosso modo, configurar seu site e suas publicações para serem facilmente localizados em ferramentas como o Google. O acesso orgânico é de suma importância para qualquer negócio.
Gerenciamento de redes sociais
A produção de imagens e textos para Facebook, Instagram, TikTok e outras redes utilizadas por sua persona. Têm como objetivo fortalecer a imagem da sua marca ou guiar o cliente pela Jornada de Compra;
Campanhas de mídia paga
Investimento em impulsionamentos de publicações específicas para alavancar o alcance e assim adquirir mais seguidores ou realizar mais vendas;
Marketing de Conteúdo
Estratégias de marketing focadas na produção de conteúdo útil e informativo com o objetivo de educar a persona, aumentando o interesse desta em seus produtos em serviços e assim realizando mais vendas.
Embora alguns recursos sejam mais primordiais que outros, como a persona, a adoção de todos é fundamental para obter o melhor resultado possível através do marketing digital.
Vale à pena investir?
Atualmente, é conhecimento comum de que se sua empresa não tem um site ou uma rede social, ela basicamente não existe.
As mídias sociais já fazem parte do nosso dia-a-dia. Todos os dias, milhares de pesquisas pelo seu nicho (setor de atuação da sua marca) são feitas todos os dias nos mecanismos de busca.
A sua empresa aparece nos resultados, ou deixa espaço para seus concorrentes?
Subjulgar o marketing digital é uma decisão fútil para qualquer marca, independente do porte de seu empreendimento.
Por outro lado, estratégias digitais rasas estão fadadas a desaparecer. Ao invés de despertar o interesse do público em seus serviços ou produtos, inexperientes e desinformados que se aventuram no online acabam por incomodar usuários ao invés de encantá-los.
Segundo dados de junho de 2021 da Etus, o Instagram possui 1,22 bilhões de usuários ativos, sendo que 500 milhões acessam a plataforma todos os dias.
Nesse mar de acessos e publicações, sua empresa se destaca?
A maioria das empresas estão nas redes sociais, mas nem todas exploram estratégias digitais para impulsionar seus negócios online da melhor maneira.
Em um cenário emergente como o de Belém, é fundamental utilizar esta informação a seu favor investindo no digital antes e melhor que seu concorrente.
Quem já aposta no Marketing Digital
É fácil encontrar exemplos de marcas nacionais que investem no Marketing Digital, mas o mesmo não pode ser dito para empresas mais locais.
Alguns exemplos rápidos de empresas de Belém que já apostam no Marketing Digital que podemos citar são:
Profissional ou Agência: Quem contratar?
Uma dúvida comum aos interessados em investir em Marketing Digital, sobretudo os que começaram a estudar este ramo recentemente, é sobre como investir.
O que vale mais à pena: contratar um profissional de marketing, ou uma agência de marketing?
Considerando orçamentos, planos e pacotes, agências de marketing digital são ideais para empresas a partir de médio porte. Empresas já estruturadas que buscam o segundo nível: Apoio Estratégico para a área comercial, ações que possam sem medidas, mensuráveis e escaláveis a médio e longo prazo.
Enquanto contratar um profissional seja mais interessante para demandas pequenas, agências trarão melhores resultados por contar com especialistas em áreas diferentes do Marketing Digital, que é um cenário bem amplo.
Por conta disso, a escolha por um profissional pode exigir a contratação de pessoal adicional para complementá-lo nas áreas em que ele não tem competência.
As desvantagens de contratar uma agência geralmente se limitam à comunicação indireta, dificultando a execução de demandas urgentes, sem planejamento.
É possível, também, contratar ambos: enquanto o profissional lida com solicitações diretas e urgentes, a equipe multidisciplinar da agência se encarrega de demandas mais elaboradas, que exijam “mais mãos”.
Agências de Marketing Digital em Belém
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