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Ligações de Vendas: Como conquistar mais oportunidades

Ligações de vendas são utilizadas há décadas pelos mais diferentes segmentos e ainda continuam sendo um canal muito importante de aquisição de clientes, especialmente em vendas complexas.


Se as ligações de vendas fazem parte do seu processo comercial, leia este artigo até o final!

A nossa ideia é te mostrar como as ligações se transformaram ao longo do tempo, com as novas tecnologias e o novo perfil do consumidor.

Também daremos algumas dicas de como melhorar a sua operação para aproveitar melhor as ligações e conquistar ainda mais clientes.

Para descobrir como otimizar esse pilar clássico das vendas, continue lendo este artigo!

 

Ainda vale à pena ligar?

Muita coisa mudou nos últimos 20 anos. Substituímos computadores enormes por notebooks finos e leves, e pelo menos 4 ou 5 aparelhos por um único smartphone.

Vivemos conectados o tempo todo, recebendo uma quantidade infinita de informações diariamente e compartilhando nosso próprio conteúdo nas redes sociais.

Portanto, se torna nítido que o consumo também mudou. A percepção é de que as pessoas estão cada vez mais ocupadas e com pressa

Estão também mais criteriosas e informadas, o que pode facilitar ou dificultar muito uma venda.

Hoje, nós não apenas compramos um produto ou serviço, mas também postamos nossas críticas e elogios, influenciamos nossos amigos e seguidores e até somos influenciados por quem admiramos.

Dessa forma, antes focado em apresentar produtos e preços, hoje o vendedor precisa fazer um trabalho consultivo, mais amplo e conectado às necessidades do cliente, além de transmitir confiança e fazer o consumidor se sentir apoiado.

O que permanece é a necessidade humana de se relacionar, não só com outros humanos, mas agora com marcas, experiências e valores.

Por isso, a resposta longa para a pergunta deste artigo é: Sim, ainda vale a pena fazer ligações de vendas!… Mas não da forma como você fazia há 20 ou até 10 anos.

Além de uma mudança de entendimento sobre os clientes, é preciso uma mudança de todo o mindset comercial. Por exemplo:

  • Abrir as portas para a tecnologia;
  • Contratar bem e gerenciar com eficiência o time de vendas;
  • Ter controle sobre o processo comercial, e;
  • Mensurar os resultados.

 

Ligações de vendas, dados e tempo de resposta

Falando especificamente sobre ligações de vendas, o CRM também é um aliado importantíssimo.

Muitos vendedores fazem as ligações usando celulares ou telefones corporativos fornecidos pela empresa, o que pode dificultar essa entrega de dados.

Outro empecilho é a própria conservação dos telefones, que com o uso intenso dos vendedores podem apresentar lentidão e defeitos muito rápido, gerando custos frequentes de substituição.

Pensando em como contornar essas dificuldades, softwares como o RD Station CRM oferecem um telefone virtual, um discador nativo na própria plataforma.

Assim, o vendedor faz as ligações sem sair do CRM, onde também registra suas anotações e deixa gravada a ligação.

Ao mesmo tempo, o RD Station CRM também fornece os dados de performance do vendedor, sem que o gerente comercial precise acessar outras plataformas para coletar e cruzar os dados.

Assim, existe um ganho de tempo, de organização e de dados importantes para a evolução dos resultados da empresa.

Contar com um telefone integrado ao CRM é, atualmente, o melhor custo-benefício para uma operação de vendas.

Além disso, também é possível receber notificações no navegador quando uma nova oportunidade chega ao funil de um vendedor.

Segundo uma pesquisa feita pelo insidesales.com, ligar para um Lead em até 5 minutos aumenta suas chances de sucesso em até 100 vezes, comparando com a ligação após 30 minutos.

Lembre-se do que discutimos no começo: se o consumidor não se sente bem atendido por uma empresa, ele vai buscar outras opções até ficar satisfeito.

Com a tecnologia que temos disponível hoje, essa busca pode levar bem menos de 5 minutos.

Portanto, para saber se o seu time está sendo eficiente nos atendimentos, transforme o tempo de resposta ao Lead em uma métrica no seu dashboard.

 

Dicas práticas para aproveitar melhor as ligações de vendas

  • Reavaliar a sua estratégia de atração. Pode ser que você precise adicionar ações ou remover práticas que estão atrapalhando a geração de demanda;
  • Rever a forma como os seus vendedores se comportam nas ligações de prospecção. Incentive uma abordagem consultiva, sempre;
  • Criar roteiros para as ligações com os pontos principais, para que os vendedores consultem sempre que surgir dúvida;
  • Definir seu ICP, o Perfil Ideal de Cliente e deixe-o visível para toda a empresa. Isso facilita as decisões de marketing, as ligações de prospecção e negociações;
  • Investir em treinamentos para seus vendedores com regularidade;
  • Se manter informado sobre novidades de mercado, novos produtos e tecnologias que podem alterar o modo de consumo do seu cliente ideal;
  • Atrelar suas metas de marketing às metas de vendas, para que as áreas caminhem juntas pelo mesmo objetivo;
  • Mensurar a performance dos vendedores com as ligações de vendas, e bonificar aqueles que dominam melhor o canal, como um incentivo;
  • Alinhar o discurso das ligações às respostas em redes sociais, e-mail marketing e outros canais de contato da empresa;
  • Adotar um CRM com telefone virtual integrado. Assim, você e seus vendedores ganham tempo na organização, na execução de tarefas e no acompanhamento do pipeline.

Se você gostou de aprender sobre ligações de vendas e quer ter um processo de vendas como diferencial nos seus resultados, converse com um especialista no assunto.

Agende uma reunião sem compromisso e revolucione os resultados do seu negócio!

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