marketing e vendas

5 estratégias eficiente para integrar Marketing e Vendas

Listamos neste artigo estratégias poderosas que você pode aplicar no dia-a-dia de seus funcionários de forma simples e prática.

Em muitas empresas, em especial pequenas e médias empresas, um dos principais gargalos é encontrar a sinergia entre marketing e vendas.

Pode-se dizer que marketing e vendas são o núcleo do seu negócio.

Confira neste artigo 5 estratégias para integrar o Marketing e Vendas na sua empresa:

 

1. Realize reuniões de planejamento de forma conjunta

Quando você deseja conquistar e reter clientes e produzir mais resultados, o planejamento é fundamental.

No entanto, se as reuniões para definir de metas foram realizadas de forma separada até o momento, o ideal é que comecem a ser definidos juntos.

Não há racionalidade na separação. Neste modelo, “cada um faz o que quer”. Se o problema não for resolvido, um departamento culpará o outro.

Dois segmentos que deveriam ser parceiros se tornam rivais.

É muito importante que os profissionais de marketing saibam o processo e as estratégias de vendas e vice-versa.

Ao criar atividades de marketing, o vendedor também deve estar envolvido! Afinal, ele conhece muito bem a persona e deve saber como resolver diretamente a dor que ela sofre e o problema que deseja resolver.

Os gerentes de vendas e de marketing serão os candidatos ideais para integrar ações e pensar de forma estratégica nos canais de marketing.

Se sua empresa terceiriza o marketing e possui uma agência responsável por desenvolver estratégias voltadas para a aquisição de potenciais clientes, é importante chamar um responsável para comparecer ao encontro e ajustar metas e expectativas.

Alinhar as expectativas à realidade é um dos principais benefícios dessa integração e permite entender as necessidades e expectativas de cada área.

Alguns itens importantes precisam constar neste planejamento, como por exemplo:

  • Objetivos (onde se pretende chegar);
  • Metas (o que será feito);
  • Cenários (atual e ideal);
  • (Re)Definição da(s) persona(s);
  • Escolha dos canais (para a etapa de “atração” de visitantes ao site);
  • Definição dos CTAs (materiais ricos, promoções, avaliação gratuita, degustação, etc.);
  • (Re)Definição das jornadas de compras;
  • Plano de Ação;
  • Definição dos indicadores de performance (KPIs).

Além disso, outros projetos também podem fazer parte do seu plano, dependendo do nível de complexidade e do departamento da empresa exigido.

 

2. Defina um SLA entre marketing e vendas

Ao investir em Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço, em tradução livre), sua empresa pode realizar mais trabalhos e melhorar os resultados obtidos entre os departamentos de marketing e vendas.

Por isso, cada área deve ter uma compreensão clara das responsabilidades do cliente na jornada de compra e como eles devem trabalhar juntos para atingir as metas estabelecidas na reunião de planejamento.

Defina rotinas e procedimentos para cada etapa do trabalho e registre as expectativas de cada etapa. Anote, por exemplo:

  • Em que nível o marketing deve levar o lead ao setor comercial para “completar a venda”?
  • Em que estágio está o canal e o processo de compra?
  • Quando o setor comercial deve “retornar” ao marketing para reacender as estratégias de nutrição/educação?

Com o auxílio do SLA, é possível alinhar a comunicação, o pessoal envolvido no processo de marketing-vendas, as ferramentas utilizadas e os objetivos a serem alcançados.

 

3. Defina metas em conjunto

Muitas empresas, especialmente aquelas que têm departamentos de vendas e marketing independentes ou terceirizam o marketing para agentes, geralmente têm metas de vendas e marketing independentes.

Então, a questão permanece: por que separar as coisas com o mesmo propósito?

Dessa forma, quando as metas são estabelecidas e atribuídas de forma comum, inicia-se uma boa integração entre marketing e vendas.

Portanto, ao definir metas para a empresa, reúna as pessoas das equipes e faça um brainstorming coletivo.

Qualquer que seja o membro da equipe, essa pessoa deve ser capaz de fazer sugestões para todo o processo.

Por fim, indique claramente o que será feito e a função de cada membro.

 

4. Siga processos e tenha uma metodologia de trabalho

Para empresas de todos os portes, a maior dificuldade está no processo. Isso porque o estabelecimento de processos requer a compreensão da estrutura das operações e a compreensão de como ocorrem as atividades diárias.

Além disso, vale ressaltar que mesmo as pequenas empresas precisam de processos claros que requerem dinâmica e organização para funcionar da forma certa.

Entretanto, apenas saber o que precisa ser feito não é suficiente. Você precisa saber o “como fazer”. É aqui que você escolhe o método que melhor se adapta à sua realidade.

Dessa forma, seja em vendas ou marketing, escolha o método que melhor se adapta ao seu perfil de negócio e segmento de mercado.

Com processos e métodos bem definidos, caso haja mudança de colaboradores e/ou prestadores de serviço, sua empresa estará protegida, pois tudo possui padrões documentados.

 

5. Utilize softwares de automação de marketing e CRM integrados

Você já considerou quanto tempo pode economizar ao usar um software para automatizar algumas atividades de marketing e gerenciar leads no departamento de vendas – sem falar na eficiência?

Entretanto, algumas empresas ainda insistem em manter o controle de “pequenos arquivos” ou planilhas individuais para cada departamento e até mesmo todos os funcionários! 😩

Entretanto, empresas de todos os portes utilizam a eficiência como pré-requisito de marketing e vendas, e utilizam softwares que automatizam e integram todas as ações.

Dessa forma, desde o momento em que o marketing gera potenciais clientes até o momento em que ocorre a venda, é possível manter um relacionamento que ajuda a tomar decisões de forma natural e inteligente.

Gerar Leads de topo do funil é uma responsabilidade típica do marketing. No entanto, se a nutrição for feita por meio de um software integrado ao departamento de vendas, a nutrição pode gerar insights para os vendedores usarem ao entrar em contato com os compradores interessados.

Além disso, depois que os leads de marketing são transferidos para vendas, as informações de marketing proprietárias podem ser enviadas em um momento apropriado para converter os leads em clientes por meio do sistema de interconexão.

 

Ferramenta para integrar marketing e vendas

Duas ferramentas que podem ajudar sua empresa a integrar marketing e vendas são a RD Station Marketing e a RD Station CRM, ambas disponibilizadas pelo software RD Station.

Interessado em aplicar o RD Station na sua empresa? Agende uma reunião sem compromisso com a Agência Torque Digital e saiba como automatizar seus processos para impulsionar os resultados dos seus departamentos e revolucionar seus negócios online!

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