
Jornada de Compra, Jornada do Consumidor ou Jornada do Cliente: você sabe como funciona?
O Marketing de Conteúdo consiste na criação de estratégias digitais para estabelecer um relacionamento com o possível cliente ou cliente em potencial, os chamados leads.
Esse relacionamento é fundamental para otimizar os resultados do seu negócio, pois qualifica os leads nas soluções oferecidas pela sua empresa e os prepara para a abordagem da equipe de vendas.
O diferencial do Marketing de Conteúdo é, naturalmente, a produção de conteúdo. É através dessas ações que seu site, blog ou rede social atrairá mais visitantes e começará a nutrir uma comunicação com estes.
Entretanto, há etapas que o consumidor percorre até tomar a decisão de compra. É fundamental que a empresa entenda esse processo chamado de Jornada de Compra.
Isso porque cada estágio conta com conteúdos específicos para auxiliar seu visitante a chegar no objetivo final, a compra.
O que é a Jornada de Compra?
Antes de decidir se deve ou não adquirir um produto ou serviço, o cliente percorre a Jornada de Compra, um processo dividido em quatro etapas: Descoberta, Reconhecimento, Consideração e Decisão.
Conheça as etapas e quais conteúdos são mais adequados para cada uma:
Descoberta
É a primeira etapa do processo comercial. Também chamada de fase de aprendizado, nela o consumidor ainda não tem certeza se precisa ou não do produto ou serviço oferecido.
Em alguns casos, o consumidor nem sabe que tem um problema a ser resolvido.
Nessa fase inicial, há apenas o interesse. Por isso, é importante que sejam elaborados conteúdos para captar a atenção do cliente e mostrá-lo que, posteriormente, ele tem uma oportunidade de negócio.
Reconhecimento do Problema
Nessa etapa, o consumidor já se aprofundou sobre o assunto que despertou seu interesse. A esse ponto, o consumidor percebe que ele tem um problema ou que precisa do produto ou serviço.
Os conteúdos agora precisam direcioná-lo a entender a sua necessidade e instigá-lo a pesquisar mais sobre as melhores opções para solucionar seu problema ou necessidade.
Consideração da Solução
Após as pesquisas, o consumidor já possui conhecimento suficiente para compreender seus problemas e dores.
Ele começa, então, o processo de avaliação das opções para determinar qual a melhor maneira de suprir suas necessidades.
Os conteúdos produzidos nesta etapa precisam mostrar ao lead que o seu produto ou serviço é uma boa solução para o problema dele.
A dica é criar um senso de urgência, diminuindo as chances do consumidor desistir no meio do processo e aumentando a taxa de avanço na Jornada.
Decisão
Esta é a última etapa da Jornada de Compra e antecede as vendas. Nesse estágio, o consumidor decidirá se realmente vai efetuar a compra ou não.
Por essa razão, a sua empresa precisa mostrar seus diferenciais em relação aos concorrentes e investir em conteúds de persuasão para mostrar as vantagens do seu negócio e convencê-lo de que você tem a melhor solução para ele.
é menos invasivo que o modelo tradicional do processo comercial, contribui diretamente para o aumento de suas vendas e otimiza o trabalho, pois diminui esforços com abordagens em pessoas que ainda não estão preparadas para a compra.
Crie a Jornada de Compras do seu cliente
Essas quatro etapas são fundamentais para nortear a produção de conteúdo e mapear quais são ideais no avanço do consumidor em cada estágio, guiando-o rumo à compra.
Investir na Jornada de Compra é executar um trabalho mais direcionado às necessidades dos clientes, sendo menos invasivo que o modelo tradicional de processo comercial.
Além disso, a Jornada de Compra otimiza o trabalho da equipe de vendas, pois diminui esforços com abordagens de pessoas que ainda não estão preparadas para a compra.
Interessado em identificar a Jornada de Compra dos seus clientes?
A Agência Torque Digital é especializada em Marketing Digital, CRM e Vendas e localizada em Belém. Revolucione suas vendas online a partir de hoje: agende uma reunião conosco sem compromisso!