Com o marketing digital ganhando espaço no mercado de trabalho nos últimos anos graças às últimas inovações nas plataformas online, estudantes e profissionais também estão começando a se interessar por essas estratégias digitais.
Porém, com tantos caminhos e possibilidades a serem seguidas, iniciar uma carreira no marketing digital pode parecer confuso ou até assustador. E isso é completamente normal.
Para quem está se sentindo perdido, separamos algumas dicas rápidas de por onde começar como profissional de marketing digital:
O que faz um profissional de marketing digital?
O primeiro passo para se tornar um profissional de marketing digital é, naturalmente, entender o que esse tipo de profissional faz. Você já sabe?
Um profissional de marketing digital elabora e executa estratégias para captar e reter clientes, fortalecer a autoridade de uma marca e impulsionar os resultados de uma empresa, tudo isso utilizando as plataformas digitais de forma otimizada.
O ideal é que o profissional de marketing tenha conhecimento variado em diferentes áreas e entenda de estratégias, não somente de ferramentas, diferenciando-se do mercado.
Esses profissionais precisam de um desenvolvimento pessoal constante, sempre capacitando-se em assuntos e áreas variadas, algo que exige muita dedicação e comprometimento.
Torne-se um expert
Como não dá pra ser expert em todos os conhecimentos, também é fundamental que um profissional de marketing se especialize em uma determinada área.
Há diversos campos a serem explorados no marketing digital, tais como:
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Gestão de redes sociais (Social Media);
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Otimização para mecanismos de busca (SEO);
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Gestão e análise de tráfego (orgânico e pago);
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Gestão de relacionamento com o cliente (CRM);
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Gestão de marketing de conteúdo (blogposts, e-mails, vídeos, materiais ricos, etc);
Para quem não sabe por onde começar, o ideal é estudar sobre todas essas áreas e determinar uma delas para se aprofundar e tornar-se um especialista. Para saber como fazer isso, confira o próximo item.
Enriqueça seu currículo
É hora de investir na sua formação. Esse passo é caro e exigirá tempo, mas é crucial para sua escalada profissional e diferenciação no mercado.
Se você estiver bem no começo da sua jornada ou dispor dos recursos necessários, a formação acadêmica em áreas de comunicação ou marketing não é descartável e pode te fornecer a base de conhecimento necessária para um impulso inicial.
Além desse escopo, há diversos cursos de marketing digital e suas especializações disponíveis na internet por valores variados, alguns até gratuitos. É possível assistir aulas inteiras sobre marketing digital ou mergulhar em trilhas de conhecimento específicas de SEO ou produção de vídeo, por exemplo.
Um bom ponto de partida é o curso grátis de Introdução ao Inbound Marketing da RD Station, que contextualiza os principais conceitos de marketing digital e apresenta o inbound marketing, conjunto de estratégias focadas na captação de visitantes online.
O que faz uma agência de marketing digital?
Uma agência de marketing digital tem o objetivo de agregar uma variedade de profissionais de marketing, cada um com suas próprias especialidades, tornando-se um centro de especialistas em marketing.
Dessa forma, as empresas que contratam uma agência digital terão à sua disposição as melhores estratégias e ações de marketing online, impulsionando seus resultados e faturamento através das plataformas digitais.
Trata-se de maior custo-benefício para as empresas em necessidade desses serviços, pois normalmente um contrato com uma agência é mais econômico do que contratar à parte a mesma quantidade de profissionais especializados.
A Agência Torque Digital é uma agência de marketing digital localizada em Belém do Pará e especializada em Vendas, Inbound Marketing e Branding.
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