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Como Gerar mais Leads com seus canais de Marketing

Quando se fala em Marketing Digital, é impossível não falar em como gerar mais Leads com seus canais de Marketing. Mas afinal, o que é geração de Leads e por que isso é importante para sua empresa?

O que é Geração de Leads?

Em poucas palavras, gerar Leads é criar oportunidades de negócio para sua empresa.

De forma mais concreta, é obter informações de um possível cliente (nome, email, telefone, cargo que ocupa etc.) em troca de uma oferta gratuita e de valor (conteúdo educativo, ferramenta, template, avaliação, pedido de orçamento, demonstração do produto/serviço etc.).

Dependendo da oferta que você escolher, é esperado que apareçam Leads em diversos estágios da jornada de compra. Ou seja, com uma oferta direta (por exemplo, pedido de orçamento) são esperados menos Leads, porém mais preparados para a compra.

Já com uma oferta indireta (por exemplo, um eBook ou webinar), é esperada uma quantidade maior de Leads, mas não necessariamente preparados para a compra de um produto.

Assim, um Lead é gerado toda a vez que alguém demonstrar interesse no tema do seu negócio ou quiser ouvir mais da sua empresa – tanto em termos de conhecimento quanto de produtos/serviços – a ponto de fornecer informações em troca dessas ofertas.

Depois de gerar esses Leads, a ideia é nutri-los com conteúdo para fazê-los avançar na jornada de compra até o momento em que está qualificado para o contato com um vendedor.

Por que Gerar mais Leads com seus canais de Marketing é importante

Chet Holmes, uma referência na área de vendas, aborda em seu livro The Ultimate Sales Machine o conceito de Stadium Pitch, no qual afirma que apenas 3% do seu público está ativamente buscando opções e querendo comprar algo, e cerca de 6-7% está aberto a propostas.

Por isso, vamos mostrar a você neste artigo como Gerar mais Leads com seus canais de Marketing e quais são esses meios.

Como gerar mais leads com seus Canais de Marketing

Como gerar Leads com redes sociais de forma orgânica

Com o passar dos anos, as redes sociais evoluíram muito. Mais do que apenas um meio de se fazer amigos, elas se transformaram em um meio de se fazer negócios. São inúmeras as possibilidades de usá-las para se gerar Leads.

Para conseguir um alcance maior e mais qualificado e extrair o maior resultado desses canais, é interessante que você conheça as personas – ou seja, uma representação fictícia da sua audiência – que fazem mais sentido para o seu negócio.

Essa definição é importante não apenas para definir em quais redes sociais você deve estar presente, mas para melhorar os resultados das suas ações de Marketing Digital.

Outro ponto relevante é que a definição de personas e jornada de compra irá acompanhar você durante toda a estratégia de marketing e vendas.

Com as personas definidas, é hora de descobrir em quais redes sociais focar, ou seja, em quais delas suas personas se encontram. É importante que você não desperdice esforços onde suas personas não estão.

Como gerar Leads com mídia paga

Vamos supor que você tenha uma loja em um shopping. Portanto, você não precisa pagar para divulgá-la. Porém, vai estar no mesmo nível que todas as outras concorrentes.

Com a geração de Leads, ocorre um efeito semelhante. Ter uma página no Facebook e não divulgá-la, por exemplo, é a mesma coisa.

Lembre que mesmo que sua empresa gere Leads de forma orgânica, muitas outras também já trabalham desta maneira. Por isso, investir em mídias pagas é uma forma de destacar seu negócio frente aos concorrentes e acelerar a geração de Leads e vendas.

No caso do Facebook, por exemplo, o alcance orgânico vem diminuindo significativamente com o passar do tempo, e por isso os anúncios na rede se tornam cada vez mais necessários na geração de Leads.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a mídia paga costuma ter uma taxa de conversão até 25% maior do que posts orgânicos. Isso porque, além de o alcance orgânico ser baixo, os anúncios pagos podem ser segmentados, o que aumenta a sua eficácia. Diversificar as campanhas também abre a possibilidade de inovar.

Como gerar Leads com Email Marketing

Alguns diziam que o Email seria substituído pelas mídias sociais; outros diziam que as pessoas estavam recebendo tantos emails que parariam de lê-los.

De fato, diversas empresas cometeram abusos por muito tempo e essa saturação, somada ao destaque que ganharam outras ações de Marketing Digital como SEO e mídias sociais, fez com que o email fosse deixado um pouco de lado.

No entanto, o ponto chave é que o Email Marketing nunca deixou de funcionar: isso só acontece quando não é utilizado da forma correta.

Ainda hoje, esse tipo de ação possui características únicas e bastante valiosas. É um canal que está mais vivo do que nunca, com tecnologia muito mais aprimorada comparado ao passado.

Como gerar Leads com vídeos

Segundo um estudo recente, 50% de todo o tráfego mobile da internet já é composto por vídeos. O número é realmente impressionante e mostra uma tendência de consumo de conteúdo audiovisual online de maneira massiva, seja para lazer, compras ou trabalho.

Por isso, não é à toa que a segunda ferramenta de busca mais usada no mundo seja o YouTube, além de ser o terceiro site mais acessado – ficando atrás, é claro, do Google e do Facebook. Isso significa que a procura por vídeos representa uma parcela significativamente grande em motores de busca.

Outros dados relevantes mostram que:

  • 55% das pessoas assistem a vídeos online pelo menos uma vez por dia;
  • Os executivos mais experientes assistem a 80% mais vídeos atualmente do que faziam em 2014;
  • Ter um vídeo em uma página de produto aumenta em até 85% a intenção de compra por aumentar a confiabilidade do produto para o cliente, além de o vídeo ter uma linguagem mais intimista, que fala diretamente com o espectador.

Como gerar Leads com um blog

“O conteúdo é rei.” A frase de Bill Gates, escrita em meados dos anos 90, não poderia ser mais atual. Como se vem percebendo nos últimos anos, o core do Inbound Marketing é o conteúdo: sem ele, torna-se mais difícil (e mais caro) atrair visitantes, gerar Leads, relacionar-se com eles e criar oportunidades e vendas.

Portanto, se o conteúdo é rei, o blog é o caminho real: é a principal forma pela qual profissionais de conteúdo B2C e B2B podem gerar Leads. Segundo estatísticas da WebDAM, blogs têm levado profissionais de Marketing B2B a gerarem 67% mais Leads do que outros profissionais que não usam blog.

Vimos neste artigo como gerar mais Leads com seus canais de Marketing. Porém, tudo depende do seu planejamento e do que faz mais sentido para o seu negócio.

Boa sorte e conte conosco para ajudarmos você a obter mais Leads e atingir os objetivos do seu negócio!

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John Doe
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