Presença Digital - Como gerir a sua

A importância da presença digital

Presença Digital - Como gerir a sua
Presença Digital – Como gerir a sua

Nos tempos atuais, é quase impossível ter um bom negócio sem uma boa presença digital, ou seja, sem estar ao menos inserido no ciberespaço.

Afinal, a internet mudou a forma de consumo de milhões de pessoas ao redor do mundo, influenciando diretamente na forma que o cliente avalia os produtos ou serviços das empresas.

Atualmente, estima-se que pelo menos metade da população mundial possui um perfil na internet. No Brasil, esses números também são bem expressivos: segundo um estudo realizado pela Hootsuite e We Are Social, são 149,1 milhões de usuários de internet no país.

Sendo assim, o ambiente digital tornou-se um espaço de possibilidades para empresas que buscam aumentar a sua visibilidade e conquistar novos clientes. 

 

O que é presença digital?

Embora muitos pensem que para ter uma presença digital basta estar inserido no ambiente virtual, esta não se resume a apenas isso.

Hoje em dia, se uma empresa não possui ao menos um perfil em alguma rede social, isso é quase equivalente a não possuir um telefone para contato no mundo físico.

Além disso, elas servem como cartão de visita para que os seus produtos ou serviços estejam visíveis ao público. Desta forma, páginas, sites, blogs, banners de anúncio ou aplicativos podem ser considerados um meio de se obter uma presença digital.

Com o avanço das tecnologias de informação, agora está cada vez mais fácil a inserção no ciberespaço, visto que antes precisávamos de um computador para ter acesso a internet. Hoje, na palma da mão, podemos acessar qualquer site ou perfil virtual por meio de smartphones, tablets ou computadores portáteis.

Essa facilidade aprimorou o modo de avaliação do consumidor. Se antes era necessário ir até ao estabelecimento de vendas, agora com um clique conseguimos ver a imagem do produto, as especificações e fazer comparativos entre valores de uma loja para outra, tudo isso de maneira virtual. 

Esse caminho de compra gerou a necessidade de aprimorar as estratégias de atração de clientes, já que agora os consumidores possuem uma vasta possibilidade de escolhas. Assim, o marketing deixou de ser responsável apenas pela criação da identidade visual, mas também responsável por elaborar métodos que sejam eficientes para destacar a empresa no mundo online

 

Como ter uma boa presença digital?

A construção de uma boa presença digital não acontece do dia para noite.

Algumas pessoas que acreditam que basta publicar um post com uma arte legal ou padronizar seu perfil que a mágica acontece, mas não é assim. Requer tempo e investimento para que a sua empresa seja reconhecida.

A variedade de segmentos das empresas também é um fator que dificulta esse processo. Assim como no mundo físico, as empresas também concorrem entre si na internet.

Para obter sucesso, é importante que você tenha um planejamento estratégico das ações que você terá nesse ambiente, como por exemplo:

 

Conteúdo

Os conteúdos serão os pilares fundamentais e o diferencial da sua marca. Como a maior parte da Jornada de Compra acontece na internet, esse fato significa que as pessoas buscam muitas informações antes de adquirir um produto ou serviço, e o principal lugar de busca é o online.

Através do conteúdo, você constrói uma imagem de referência nos assuntos. Por exemplo, é interessante que você produza conteúdos que mostre ao consumidor os benefícios do seu produto/serviço.

 

Relacionamento

Além dos conteúdos, você precisa manter um bom relacionamento com os seus seguidores.

Interagir regularmente e estar aberto ao diálogo é o ponto fundamental para fortalecer a sua presença digital.

 

Tecnologia

Na web, tudo é muito dinâmico e rápido. A comunicação digital se baseia em tecnologias inovadoras para isso.

Assim, se você quer ter uma forte presença digital, invista nas tecnologias de informação, como softwares de automação de marketing, CRMs, Business Intelligence e Web Analytics

 

Comunicação em multicanais

Uma comunicação multicanal é fundamental para conquistar novos públicos e ainda fortalecer a sua marca online.

O motivo é que para cada plataforma você terá uma comunicação específica, assim não correrá o risco de se prender em apenas uma rede social e ela cair em desuso.

Mas é importante integrar a comunicação em todas as plataformas, para que a sua identidade virtual seja facilmente reconhecida. 

 

Como gerir minha presença digital?

O jeito mais fácil de iniciar a construção da sua presença é buscar profissionais qualificados com atuação no marketing digital, sobretudo as localizadas na sua região.

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John Doe
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