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Black Friday: Como melhorar sua campanha e vender mais

Com a Black Friday a sua empresa pode fechar o ano com chave de ouro, por isso separamos algumas dicas para que esse ano seja melhor do que o ano passado.

Essa é uma das principais datas para as lojas virtuais do Brasil e esse ano acontece no próximo dia 27 de novembro e a expectativa é de que gere um faturamento tão bom quanto o do ano de 2019, que ficou na casa de R$ 3,2 bilhões, um aumento de mais de 23% em comparação a 2018. 

6 Dicas para melhorar seu Black Friday

1. Prepare sua estrutura! 

Não deveria, mas é comum que sites caiam durante a Black Friday. Isso acontece pois muitas empresas contratam planos de servidor compartilhados ou com limite de acessos que acabam lotando devido ao grande movimento.

Para evitar problemas é importante que você conheça a capacidade técnica da sua plataforma para que o consiga suportar o tráfego.

Portanto, verifique com a empresa fornecedora de hospedagem para avaliar se é possível aumentar o plano no período e como proceder para fazer isso.

Tenha o site em HTTPS

Desde 2017, o Google tem deixado mais claro que não gosta de sites inseguros, defendendo a adoção do HTTPS. Quando o endereço de um site começa com HTTPS e não com o anterior HTTP, isso significa que a página possui o certificado SSL/TLS.

Esse certificado é responsável por validar o site e criptografar informações que o usuário envia ou recebe dele. Isso torna o visitante mais protegido.

No Google Chrome, sites que possuem esse recurso apresentam um cadeado no início da barra de endereços.

Já os que não adotaram, podem exibir um aviso de site não seguro quando o usuário tenta acessar a página, principalmente aquelas que pedem informações pessoais, desde email até o número do cartão de crédito.

Analise os dados de anos anteriores

Se sua empresa já participou de outras edições da Black Friday, você poderá analisá-los visando uma otimização de resultados neste ano.

Portanto, dados como número de vendas e receita obtida são dados importantes para você traçar metas realistas.

Da mesma forma, outras estatísticas como número de acessos simultâneos e interação da audiência nas redes sociais são outros indicadores para você analisar.

Além, analisar se as palavras-chave que foram usadas no passado trouxeram resultados positivos, estratégias de conteúdo e mídias usadas para esta oferta.

Portanto, utilize esse histórico para tentar prever ações futuras. Estudar o comportamento do consumidor no ano anterior para aproveitar melhor a oportunidade de vendas, e atingir a persona certa com uma maior precisão.

Revise e acerte o estoque

Antes de iniciar suas campanhas de Black Friday, um passo essencial é analisar seu inventário. Assim, pode avaliar, dentre os produtos ou serviços que a sua empresa oferece, quais podem estar promoção ou quais mais procurados e podem atrair clientes.

Para uma data importante como essa, é essencial que você revise o seu estoque para evitar problemas, por exemplo vender 10 peças mas só conseguir enviar 7 delas por um erro de estoque.

A expectativa pela data é grande e você não deve decepcionar os seus clientes por não ter o produto que desejam.

Além disso, analise a margem de lucro e negocie condições especiais com os fornecedores, pois, se não houver plano estrutural, logístico e financeiro, a empresa pode ter prejuízo.

E não esqueça de tirar a oferta do ar quando o produto tiver acabado!

Prepare as ofertas do Black Friday

Outra ação importante seria a realização de um plano estratégico, quais produtos ficarão em promoção, qual o desconto oferecido, quantos emails deverão ser enviados, etc.

Portanto, para escolher esses produtos, veja as seguintes estratégias:

  • Os que têm maior margem para desconto,
  • Os que estão parados no estoque
  • E os produtos “isca” – produtos baratos que vendem bem e são porta de entrada para outras vendas.

Definidas as ofertas, pode planejar uma estratégia de divulgação.

Com foco nos seus objetivos, projete início, meio e fim da sua estratégia. Avalie em quais canais sua campanha deve aparecer, por exemplo. Afinal, de nada adianta oferecer bons produtos ou serviços se o seu público não ficar sabendo disso.

Quer saber mais dicas para vender mais no Black Friday? Conte conosco para estruturar sua estratégia de Marketing Digital!

* PostBlog adaptado da Resultado Digitais.

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John Doe
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