black friday marketing

Black Friday: Ações de última hora!

Mês do Black Friday chegou! Se você ainda não se preparou para essa data, continue lendo este post.

Separamos várias dicas para você alcançar bons resultados nesta campanha!

Boa leitura!

Dicas para aproveitar o Black Friday!

1. Faça anúncios de retargeting

Nem todo mundo que vê um anúncio pela primeira vez realiza a compra. Mas anunciar novamente para quem já demonstrou interesse pode fazer essas pessoas lembrarem da sua oferta.

Você pode fazer remarketing tanto para quem visitou uma determinada página como também para quem colocou algum produto no carrinho, mas não finalizou a compra.

Na Black Friday, essa técnica tem um apelo especial, pois você pode divulgar os produtos pelos quais as pessoas se interessaram com um grande desconto, atraindo o interesse delas.

Coloque o pixel de remarketing em todo o site. Você também pode criar listas de remarketing por categoria e por produto. Ou seja, a ideia aqui é, no dia, mostrar ofertas específicas para públicos segmentados e aumentar a taxa de conversão.

Você também pode direcionar o tráfego diretamente para a Landing Page das suas campanhas de Black Friday (isso, aliás, é uma regra geral da mídia paga: nunca direcione o visitante para a home do site, mas sim para páginas específicas, seja Landing Page ou página do produto).

2. Impulsione suas ofertas

Aproveite a proximidade para impulsionar suas ofertas por meio de anúncios no Instagram e no Facebook.

Portanto, diversifique seu repertório e use diferentes formatos de anúncio, inserindo-os no feed de notícias, na barra lateral direita do Facebook, no Instagram etc.

Mas não deixe para fazer isso no dia da Black Friday! Como muita gente anuncia na data, a concorrência é alta e o custo por clique (CPC) tende a ficar bem mais caro.

3. Crie um evento para Black Friday no Facebook

Crie um evento no estilo save the date no Facebook e divulgue-o na fanpage para que seus seguidores confirmem presença. Assim, eles serão notificados quando as ofertas começarem.

Por meio da página, você também pode enviar outras notificações para ir aquecendo seus compradores em potencial.

Por isso, aproveite para mostrar os produtos que estarão em desconto no dia da Black Friday.

4. Atualize as capas de suas páginas nas redes sociais

A proximidade da Black Friday pede que as fotos de capa e de perfil das suas redes sociais tenham uma arte impactante.

Aproveite os recursos do Facebook, por exemplo, de inserir vídeos na imagem de capa e chame atenção dos seus seguidores.

5. Coloque o Black Friday como um item no menu do site

Insira um link de Black Friday no menu do seu site. Ele deve levar para uma página contendo todas as suas ofertas para a data.

Essa é uma boa forma de divulgação das suas campanhas de Black Friday, pois todos que visitarem seu site saberão que você vai participar das promoções.

6. Faça já algumas ofertas com preço de Black Friday

Algumas lojas costumam adiantar suas campanhas de Black Friday, começando alguns dias ou semanas antes da data oficial.

Ou seja, esses ecommerces estenderam a data para todo o mês de novembro, chamando-o de Black Month ou Black November e divulgando as ofertas com desconto antecipadamente.

7. Dê opção para os clientes favoritarem produtos

Uma ação que pode ser muito interessante para os clientes do seu ecommerce é dar a possibilidade de eles criarem uma lista de produtos favoritos. A ação funciona como uma espécie de alerta. Assim que o preço do produto baixar, o cliente é avisado por email.

Algumas grandes lojas virtuais, como as Americanas, disponibilizam essas opções por meio de um aplicativo próprio. Caso sua loja virtual não tenha um aplicativo, pode ainda sim dar essa alternativa para o cliente dentro do site ou ainda criar Landing Pages segmentadas para diferentes categorias de produtos.

8. Envie uma campanha de email com pré-ofertas

Se você for iniciar suas campanhas de Black Friday somente no dia 27 de novembro, pode começar a enviar um email alguns dias antes de iniciar as promoções, compartilhando suas ofertas mais atrativas. Dessa forma, as pessoas vão saber com antecedência e vão se programar.

9. Agende suas campanhas de Email Marketing para o dia da Black Friday

Produza seus textos de email e agende-os com algum tempo de antecedêicna. É interessante usar cores fortes e bem impactantes, para combinar com o apelo que a data tem.

Além disso, outro ponto estratégico da Black Friday são os horários. Avalie qual é mais interessante. Pode ser meia noite, de quinta para sexta; na noite de quinta; na sexta de manhã cedo.

Além disso, definidas as ofertas e conteúdos, prepare listas de segmentações de pessoas que já demonstraram interesse em determinada categoria de produto, comprando ou visitando o site. 

Além disso, as segmentações também podem ser definidas a partir de produtos relacionados com compras anteriores, como um upgrade dos produtos comprados, por exemplo.

10. Coloque um pop-up de saída no seu site

Os pop-ups de saída (ou exit intent pop-ups) funcionam quando acionados quando o visitante leva o mouse para fora da área de navegação da página. Assim, são perfeitos para fazer uma oferta irrecusável, que não deixam que o usuário saia de mãos vazias.

A Black Friday, portanto, é uma ótima oportunidade para instalar um pop-up de saída em seu site. Ofereça um desconto bom, sem dúvida seu visitante vai clicar.

11. Tenha um plano de sucesso para suas campanhas de Black Friday

Para você não esquecer de nenhum detalhe de sua campanha de Black Friday, recomendamos que você pode criar um plano de sucesso, o que significa, um checklist com as ações necessárias que seu negócio precisa fazer.

Dessa forma, você consegue visualizar e acompanhar quais ações tomar para uma campanha com bons resultados e que pode ser personalizada de acordo com os objetivos de cada empresa.

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John Doe
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