educação

3 passos para transformar seu conteúdo educacional em conteúdo de marketing

O que uma empresa que oferece serviços educacionais, como escolas, universidades ou plataformas de cursos online próprios produz como seu “produto” para ofertar a experiência de conhecimento para um aluno?

Conteúdo educacional certamente é uma das principais respostas. E, talvez seja por isso o receio que ainda permeia algumas dessas instituições quando falamos sobre Marketing de Conteúdo.

Em uma estratégia de Inbound Marketing, a produção de conteúdo é o combustível que fará suas ações gerarem resultados, trazerem mais alunos e matrículas. Porque é por meio desses conteúdos que o público conhecerá melhor o que você tem a oferecer ou notará que sua escola ou curso. Por exemplo, trabalha com a metodologia que ele estava buscando.

Mudar a chave do receio para começar a enxergar o potencial que quem trabalha com conteúdo educacional tem é um dos fatores fundamentais para que as instituições extraiam muito mais resultados em suas campanhas de marketing.

Para ajudar nisso, listamos 3 passos para que você comece a transformar seus materiais educacionais em conteúdo de marketing e mais ideias extras para aplicar.

1. Entenda que o seu “produto” de Educação não será desperdiçado

O passo inicial é entender que o que sua escola ou faculdade produz para as aulas, para alimentar o processo de ensino e a aprendizagem e justificar o valor das mensalidades ou dos cursos não será entregue por inteiro ou desperdiçado ao ser promovido gratuitamente.

A ideia dos conteúdos de marketing é dar uma prova do que você tem a oferecer a um aluno, é educá-lo para querer fazer parte de sua instituição antes mesmo de saber que precisa dela, evoluindo seu público-alvo ao longo da jornada de compra.

E para tornar esse processo mais eficaz, desenhe a persona de sua instituição, conheça suas dores e pense nos materiais e diferenciais que você já possui e pode adaptar para alcançar essa persona e trazê-la até seu quadro de alunos ativos.

2. Engaje professores e tutores nas ações de marketing

Se uma das desculpas para não trabalhar com a produção de conteúdo em sua estratégias de Inbound Marketing for a que os conteúdos educacionais já demandam muito tempo dos responsáveis por eles e não há tempo na equipe de marketing para analisar tudo que é feito para selecionar e transformar em um conteúdo de marketing, então engaje mais os professores e tutores nas estratégias de marketing.

Como os maiores produtores de conteúdo educacional nas instituições são os professores e os tutores, eles também podem ser capacitados para avaliar entre os materiais que produzem o que pode ser interessante ou não para o perfil dos alunos que você pretende alcançar.

Ao desenhar a persona da sua escola, faculdade ou EAD, inclua seus professores e tutores no processo, deixe clara a importância deles e incentive a participação na sugestão de materiais.

A ideia não é sobrecarregá-los, mas sim mostrar a importância do trabalho que fazem e usar o conhecimento deles no público da instituição para oferecer materiais de marketing mais relevantes.

3. Adapte formatos e aproveite para testar inovações

O mercado educacional está em um momento de crescente transformação, buscando inovar com o uso de diferentes tecnologias, apostando no crescimento da procura por EAD e arriscando em novos formatos de aulas e cursos. Além disso, para quem ainda tem receio de testar alguns desses formatos, a primeira adaptação pode ser para um conteúdo de marketing.

Portanto, uma das grandes vantagens do Marketing Digital testar as ações, mensurar e refazer com um gasto muito menor do que no meio offline.

Assim, usar um material educacional em um formato novo, como vídeos em microlearning, entregar como conteúdo de marketing para uma base de Leads de sua instituição e avaliar a receptividade e feedback dos potenciais alunos pode ser um termômetro para decidir em usar ou não esse formato nas aulas e cursos.

Quer estruturar um posicionamento de marketing comercial para ajudar na geração de oportunidades através das Redes Sociais para seus cursos online, entre em contato com a Agência Torque Digital

Join our Newsletter

Join a thousand professionals and become a better social media marketer. Get social media resources and tips in your inbox.

John Doe
John Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor